Sorocaba Refrescos

Home
  • notícias
  • CINEMA GRATUITO EM ÁREAS PÚBLICAS VOLTA À REGIÃO
17 Set

CINEMA GRATUITO EM ÁREAS PÚBLICAS VOLTA À REGIÃO
17 de Setembro de 2018

Em sua 5ª edição, projeto cultural CINE BOA PRAÇA conta com patrocínio máster da Sorocaba Refrescos-Coca-Cola e traz como novidade a realização de Oficinas de Cinema para as crianças
 
A partir do dia 21 de setembro, o projeto cultural de cinema itinerante CINE BOA PRAÇA realiza sua 5ª edição na região de Sorocaba, contemplando, além desta, mais sete cidades: Araçariguama, Itu, Salto, Mairinque, Votorantim, São Roque e Salto de Pirapora. Ao todo, serão 36 sessões gratuitas de cinema, realizadas em bairros com pouco ou nenhum acesso a ações culturais diferenciadas.
 
O projeto conta com o apoio da Sorocaba Refrescos - Coca-Cola, por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo Estadual (PROAC- ICMS), e com a parceria da Secretaria da Cultura e Turismo de Sorocaba e das secretarias de cultura das cidades contempladas pelo projeto.
 
Luz, câmera, ação!
 
Em cada praça, é montada uma estrutura com equipamentos de projeção, cadeiras e uma grande tela inflável em formato de claquete, que atrai moradores das mais variadas idades: “Queremos ver a família toda reunida: crianças, jovens e idosos”, afirma Lidiane Oliveira, uma das idealizadoras do CINE BOA PRAÇA. “Nosso objetivo é incentivar a ocupação de espaços públicos pela população”, completa Patrícia Savino, coordenadora do projeto.
 
A programação
 
O CINE BOA PRAÇA prima pela qualidade dos filmes, sempre escolhendo histórias que possam divertir e fazer refletir. Em 2018, o público terá a oportunidade de assistir a produções de destaque, tais como: “Viva – a vida é uma festa” e “Como Treinar seu dragão”. A temática comum é a batalha para seguir ideais e sonhos, mesmo que eles revolucionem tradições familiares. Também serão exibidos vários curtas nacionais, como “Cores e Botas” e “Parece comigo”, que trata de preconceito racial.
 
Antes de cada exibição são promovidas atividades culturais e brincadeiras, que têm como objetivo recriar a atmosfera das narrativas que passam na tela. “Mais do que apenas assistir aos filmes, queremos que nosso público amplie seus repertórios culturais. Afinal, cinema também é conhecimento”, lembra Claudia Perrotta, também idealizadora do projeto.
 
As crianças que participam das competições recebem brindes para brincar, além de livros relacionados à temática dos filmes. “Trata-se de uma forma de incentivar a leitura e a interlocução entre diferentes linguagens”, afirmam as realizadoras do projeto. Essa iniciativa levou o Cine Ba Praça a ser finalista do Prêmio Viva Leitura (2016), promovido pelo Ministério da Cultura (MinC).
 
Capacitação e legado
 
Além das exibições de filmes renomados, a novidade deste ano é a realização de seis oficinas de cinema com a participação de alunos da rede pública ou de jovens frequentadores de centros culturais. O objetivo é fornecer orientações básicas sobre elementos de um set de filmagem, tais como: posicionamento da câmera, enquadramento, luz, roteiro, maquiagem, cenário, entre outros. Os integrantes também terão a oportunidade de participar da produção de um minidocumentário que tem como pano de fundo a valorização da identidade local das comunidades de que fazem parte. O material será exibido em algumas sessões públicas do CINE BOA PRAÇA e nas redes sociais do projeto. “Nosso objetivo é inspirar o sentimento de pertencimento, estimulando as expressões culturais e seu registro através de técnicas cinematográficas”, acrescenta Claudia Perrotta, coordenadora da atividade.
 
Parceira e patrocinadora do CINE BOA PRAÇA desde sua primeira edição, a Sorocaba Refrescos - Coca-Cola tem como filosofia apoiar projetos que deixem um legado para as comunidades. “Esta ação é muito importante para nossa empresa, pois, além de levar cultura e lazer para as comunidades onde atuamos, é uma maneira de agradecermos essas famílias por nos receberem todos os dias em seus lares escolhendo nossos produtos”, explica Cristiano Biagi, diretor presidente da Sorocaba Refrescos.
 
A programação completa da edição 2018 do Cine Boa Praça está disponível no Facebook: www.facebook.com/CineBoaPraca e no site www.cineboapraca.com.br.
 
Vídeo de apresentação do projeto 2017: [url]https://www.youtube.com/watch?v=tIHMUYjJPBk[/url]
 
Sinopses:
 
Viva – A vida é uma festa (1h45): Miguel é um garoto mexicano de 12 anos que sonha em ser um músico famoso, mas, para isso, precisa enfrentar a desaprovação e o peso de um drama familiar. Determinado, ele viaja à Terra dos Mortos para desvendar um segredo passado de sua família e acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos! Miguel aprende que perseguir um sonho tem um preço e que muito pior do que estar morto é ser esquecido.
 
Como treinar seu dragão (1h33): Soluço é filho do chefe dos vikings da ilha de Berk, que dedicam a vida a combater dragões. O menino também sonha em ser igual a todos do lugar, e assim provar seu valor ao pai, apesar de ninguém acreditar muito na sua capacidade de lutar. Um dia, ele acaba acertando um dragão raro, o Fúria da Noite, mas, em vez de matá-lo, acaba se tornando seu protetor, e até cria um artefato que possa substituir a asa quebrada do amigo. Ele então decide dar outro rumo a sua vida, e aí começam os conflitos com o pai e a luta para assumir suas escolhas.
 
Cores e Botas: Joana tem um sonho comum a muitas meninas dos anos 1980: ser paquita. Sua família é bem-sucedida e apoia seu sonho. Porém, Joana é afrodescendente e nunca houve uma paquita de sua etnia no programa da Xuxa. Após se deparar com a realidade racista do país, Joana descobre a fotografia e percebe o quão subjetiva pode ser a perspectiva de uma câmera, decidindo trilhar esse novo caminho.
 
Serviço:
O que: Projeto cultural de cinema itinerante CINE BOA PRAÇA
Quando: de setembro a dezembro de 2018 em 8 cidades da região
Horários: a partir de 17h30 atividades culturais e 18h30 exibição do filme (*Horário de verão, a partir de 25.10: 18h30 atividades culturais e 19h30 exibição do filme).
Cidades: Sorocaba, Salto de Pirapora, Salto, Araçariguama, Mairinque, Votorantim, São Roque e Itu.
Patrocínio: Sorocaba Refrescos - Coca-Cola
Apoio: PROAC – ICMS
Informações: www.facebook.com/CineBoaPraca e no site: www.cineboapraca.com.br
Evento gratuito e para toda família
 
Programação Sorocaba:

21/09 - EE Monteiro Lobato (oficina e sessão exclusiva para alunos) – Filme Viva
22/09 - Parque Amadeu Franciulli (B. Vitória Régia) – Filme Viva
27/09 - Praça da Matriz (B. Aparecidinha) – Filme Como treinar seu dragão
28/09 - EE Monteiro Lobato – Exibição do minidocumentário da oficina de cinema (com entrega dos certificados de participação) e curtas metragens sobre preconceito e discriminação (como Cores e Botas da diretora Juliana Vicente)
29/09 - Praça da Matriz (B. Aparecidinha) – Filme Viva
 
Sobre a Sorocaba Refrescos
 
A Sorocaba Refrescos é uma franquia do sistema Coca-Cola Brasil que possui mais de 40 anos de história. Produz e distribui mais de 100 produtos, atende 11 mil clientes e 2,4 milhões de consumidores. Sua área de atuação contempla 60 municípios da região, gerando mais de 1,2 mil empregos diretos e indiretos.
 
Sua capacidade produtiva é de mais de 200 milhões de litros de bebidas por ano. Um rigoroso controle de qualidade possibilita à empresa ser certificada pelas normas ISO 9001 – Qualidade, ISO 14001 – Meio Ambiente, OHSAS 18001 – Saúde e Segurança e FSSC 22000 - Segurança dos Alimentos. Seu compromisso socioambiental vai muito além de suas obrigações legais. A empresa investe cerca de R$ 2 milhões anuais em projetos sociais nas áreas de educação, meio ambiente, esporte e cultura.
 
Em 2017, a Sorocaba Refrescos foi eleita pela quinta vez como uma das 150 melhores empresas para trabalhar no país, segundo o guia Você S/A, atingindo a marca de 77,5% do Índice de Felicidade no Trabalhado, classificando-se entre as dez melhores empresas do setor de bens de consumo.
 
Outras informações no site www.sorocabarefrescos.com.br.