27

MAR

MUSICANDO CHEGA EM SOROCABA E VOTORANTIM PARA DEMOCRATIZAR O ACESSO À MUSICA SINFÔNICA NA REGIÃO

Realizado pela Assec, organização que promove ações culturais, o projeto conta com o patrocínio da Sorocaba Refrescos

Sorocaba, março de 2023 – A região de Sorocaba recebe a partir deste mês o projeto Musicando, que conta com a realização de oficinas culturais e cursos voltados ao público de regiões periféricas das cidades de Sorocaba e Votorantim, atingindo 250 crianças e jovens de 7 a 18 anos. A iniciativa ainda prevê a apresentação de dois concertos da Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba, em praças e parques, com o objetivo de democratizar o acesso à música sinfônica, promover a inclusão sociocultural e valorizar os músicos locais. O Musicando é realizado pela Assec, organização da cidade que promove ações de preservação da cultura brasileira, com o patrocínio da Sorocaba Refrescos, franquia do Sistema Coca-Cola Brasil para Sorocaba e região.

“Apoiar projetos sociais na região é uma das premissas da Sorocaba Refrescos. O Musicando é mais uma entre as diversas iniciativas que abraçamos com foco na comunidade, nas populações mais vulneráveis. Acreditamos que a formação musical é fundamental para formação e desenvolvimento dos cidadãos”, afirma Cristiano Biagi, diretor-presidente da Sorocaba Refrescos.

Para Denis Vieira, maestro e integrante do projeto, o Musicando é a sequência de um trabalho de mais de 30 anos que a Assec vem realizando na busca por cidadania, para que as pessoas tenham condições de desenvolverem com plenitude suas noções como seres humanos. “Buscamos atingir as comunidades com o mais alto nível de vulnerabilidade social e que dificilmente tenham acesso a produtos culturais”, ressalta.

O Musicando oferece um ambiente que garante o exercício da cidadania e promove a transformação da realidade social e cultural das comunidades atendidas. "Queremos aguçar a curiosidade das crianças, para que possam cada vez mais se interessar pela música. Elas representam o aumento de público a longo prazo, por isso a importância de levá-las um conteúdo qualificado que estimule o interesse pela música”, diz o maestro.

O objetivo dos idealizadores é que o projeto seja um programa permanente, e não apenas uma ação pontual. “A música pode mudar realidades sociais e, ao longo dos anos, com o trabalho da Assec, vimos que sua atuação possibilitou a formação profissional de inúmeros músicos que hoje vivem disso. Esperamos manter a sua continuidade na região para que possamos observar essa mudança na vida das pessoas de Sorocaba e Votorantim”, explica Denis.

Anterior

LEMON-DOU: SUCESSO NO JAPÃO, NOVA BEBIDA ALCÓOLICA PRONTA PARA BEBER DA COCA-COLA CEGA AO MERCADO BRASILEIRO

Próximo

COCA-COLA REÚNE PINTURA ICÔNICA DE ANDY WARHOL COM UMA LISTA ILUSTRE DE OBRAS CLÁSSICAS E CONTEMPORÂNEAS EM NOVA CAMPANHA GLOBAL